terça-feira, abril 24, 2007

Liberdade = 25 de Abril

25 DE ABRIL, O POVO É QUEM MAIS ORDENA.... MFA......... DERRUBE DO FASCISMO.......... FIM DO LÁPIS AZUL......... FIM DA GUERRA.............. CRAVOS E MAIS CRAVOS........ O MEU HERÓI SALGUEIRO MAIA..... CAPITÃES........... FASCISMO NUNCA MAIS.... LIBERDADE
Um Bom 25 de Abril para todos

(Fotografia retirada daqui)

terça-feira, abril 17, 2007

Explicando a ausência

Pois é, cá estou eu a explicar aminha ausência....
Deve-se de facto ao 25 de Abril, para quem trabalho o ano inteiro e agora neste último mês com muito mais trabalho, são as escolas que nos pedem exposições, é a selecção de material repetido das nossas colecções, é o facto de termos que nos multiplicar em muitas tarefas para podermos de facto chegar a todas as escolas do país e ilhas que nos solicitão material para expor. Não é só escolas também cedemos a Câmaras, Juntas de Freguesia, Associações, etc. Mas eu estou com as escolas e com os professores, e nesta altura em que o material está completamente esgotado, ainda tentamos chegar para todos através de fotocópias uma ou outra publicação, uma infinidade de coisas em que nos desdobramos para conseguir chegar a todos, triste mesmo é quando temos que dizer que para este ano já não dá. Aí quando chega esta altura do não, temos muita pena, mas já não há mais material repetido para emprestar.
Visitem site acima porque de facto ele está muito bem conseguido e é o trabalho de pouca gente, porque de facto somos muito poucos, mas que mesmo assim conseguimos ainda trabalhar, mesmo assim, ainda conseguimos trabalhar em equipe em condições bastante más, dividimos secretárias trabalhamos na casa de banho e outras coisas bem engraçadas que ficaram na memória de quem por lá trabalha. Hoje tivemos a visita do Otelo e da RTP1, num directo, para o jornal das 18 horas, foi bem engraçado, porque enquanto decorria o directo conseguimos que três pessoas nos telefonassem a dizer que nos iam doar o seu espólio pessoal das coisas que recolheram nessa época ou então do Estado Novo. E é de doações que vivemos e que a Universidade não nos tem "desfeito" para outro serviço qualquer, é de facto de doadores que o Centro tem vindo a crescer, aconselho vivamemente uma visitinha por lá, nem que seja só para ver o nosso trabalho e tudo o que temos recolhido até hoje. Para todos e em especial para a Coordenadora do Centro Drª Natércia Coimbra o meu muito obrigado por em 1988 me ter integrado na equipa de trabalho. Visitem vale a pena.

quinta-feira, abril 05, 2007

Boa Páscoa






A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.



É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.



O ovo é um símbolo de vida nova, de vida que está para nascer; é um símbolo de começo. Daí a sua associação à Páscoa: a Ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida, a redenção da própria humanidade e a promessa de um futuro cheio de alegria e felicidade para os que tem fé e esperança.



Os egípcios e persas costumavam tingir os ovos com as cores primaveris e davam-nos aos seus amigos. Os persas acreditavam que a Terra saíra de um ovo gigante.



Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos dados aos amigos. Na Alemanha, os ovos eram dados às crianças junto de outros presentes na Páscoa. Na Armênia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo, da Virgem Maria e de outras imagens religiosas.
No século XIX, ovos de confeito decorados com uma janela numa ponta e pequenas cenas dentro eram presentes populares.

No Brasil, as crianças montam os seus próprios "cestinhos de Páscoa", enchem-no de palha ou papel, esperando o coelhinho deixar os ovinhos durante a madrugada.
Nos Estados Unidos e outros países as crianças saem na manhã da Páscoa pela casa ou pelo quintal em à procura dos ovinhos escondidos. Em alguns lugares os ovos são escondidos em lugares públicos e as crianças da comunidade são convidadas a encontrá-los, celebrando uma festa comunitária. (Retirado de http://www.comamor.com.br/curiosidades_pascoa.asp)
BOA PÁSCOA A TODOS, COM VOTOS SINCEROS DE GRANDE HARMONIA E FELICIDADE

quarta-feira, abril 04, 2007

Muito engraçado.....é para rir

Comunicado a Todos os Funcionários em Relação a Faltas



DOENÇA
Estar doente não é desculpa para não vir trabalhar. Nem um atestado médico é uma garantia de estar doente, pois se estava em condições de visitar um médico também podia ter vindo trabalhar.

MORTE NA FAMILIA

Não tem desculpa. Pelo morto, não pode fazer mais nada, e os preparativos para o enterro podem ser feitos por outra pessoa. Se conseguir marcar o enterro para o fim da tarde, a firma deixa-o, de boa vontade, sair meia hora mais cedo (isto se tiver o trabalho pronto...)

MORTE PRÓPRIA

Aqui pode contar com a nossa compreensão SE:
a) Informar 2 semanas antes do acontecimento, para nós arranjar-mos outra pessoa que faça o seu trabalho;
b) Telefonar até às 8 horas da manhã para dizer que morreu de noite;
c) Enviar um atestado com a sua assinatura e a do médico relatando a causa da morte (senão serão descontados dias de férias).

OPERAÇÕES

Operações aos nossos trabalhadores são proíbidas, pois nós os contratámos como eles eram. A tiragem ou substituição de órgãos é contra o contrato de trabalho.

BODAS DE PRATA/OURO

Para uma festa deste tipo, não damos dias livres. Se está casado há 25 ou 50 anos com o mesmo homem/ mulher, fique feliz em poder vir trabalhar, (livraaa!!!).

ANIVERSÁRIO

O facto de ter nascido não quer dizer que o tenha merecido. Por isso não damos o dia!!!!

NASCIMENTO DE UM FILHO

Por um erro desse tamanho, não damos dias livres aos nossos trabalhadores (o erro foi seu), e além disso você já teve o seu divertimento.....