terça-feira, fevereiro 13, 2007

A saga 2

Primeiro peço desculpa pela ausência mas a vontade não era nenhuma de vir até aqui, precisei de mais uma pausa na vida para pensar.
Alguns não entendem o comportamento da minha mãe, eu passo a explicar: a minha mãe tem 4 filhos, os primeiros 3 fruto de duas relações anteriores ao meu pai, casa com o meu pai e nasço eu. Eu fui a unica filha que vivi sempre com ela, os outros 3 ficaram a viver com os avós, a minha mãe nunca lhes deu carinho, amor, mandava dinheiro e mais nada. Nasci eu, quem me deu sempre amor, carinho, e me ensinou tanta coisa da vida foi o meu pai que de facto, ele sim dedicou se de corpo e alma à filha, a minha mãe era mais para mandar, nunca deu um beijo, um carinho, da minha mãe guardo recordações de gritos, berros, tipo militar, nunca se chegou amim quando estive doente, lembro me de uma vez ter ficado com um braço de gesso devido a uma lesão numa bainha do tendão e quando cheguei a casa ela desatou aos berros, porque eu fui colocar o gesso prepositado, e ainda por cima no braço direito, era para não fazer nada.
Tive na minha vida tantas situações destas, tanto grito; que chegou um dia e fugi de casa estive uma semana fora, só o meu pai sabia onde estava. Ela prometeu que melhorava o feitio e no dia que cheguei a saga continuou...
Mãe a sério aquela que mima, que está por perto, que dá força, que dá um beijo no momento certo, que unifica os filhos para que todos eles se deem bem, essa eu nunca tive, nunca conheci.
Nasceu para procriar, e para trabalhar, o resto não interessa, a frase que ela mais gosta de dizer é que aos filhos nunca lhes faltou comida. Mas e o resto? Aos meus irmãos faltou tudo, a mim faltou-me a mãe.
Muito mais haveria a dizer pelos meus 43 anos, são muitos anos, muitas estórias, muitas lutas, haverá tempo para desabafar por aqui, haverá também tempo para vos dizer que consegui ao fim de muito lutar de ser feliz.

14 comentários:

Miguel disse...

Sininho,

Tem calma e não faças nada que te venhas a arrepender ...!

Retira da tua história, a lição e ...
"Não faças aos outros o que não gostes que façam a ti ...!"

Bjks da Matilde e Cª!

Maria! disse...

A tua beleza interior (e isto porque ainda nao te vi ao vivo!!) é tão linda que ninguém diria que a tua vida foi assim...pensa que o facto de estares aqui, hoje, e poderes falar do que se passou com sentimentos tristes, sim, mas acima de tudo sem medos e mostrando essa coragem, força e doçura abafa tudo o que está para trás.

Faças o que fizeres há alguém que nunca te podes esquecer: TU.

Tinha saudades de ti..
Que o meu carinho chegue a ti no vento que hoje paira em coimbra!(Esta ventania tem de servir para alguma coisa!!)

beijo*

Cláudia disse...

Vim só desejar-te uma boa noite, amanhã volto para ler o teu post.
bjs grandes e MUITAS saudades

desculpeqqc disse...

Já chega de saga!
E não te esqueças de que os sonhos são as asas que te podem ajudar a voar!

Anônimo disse...

Sininho,
é de facto triste,isto.
Mas pronto, pelo menos tinhas um 'ganda' pai!
E sabes, estas coisas têm o seu lado bom... tornam-nos mães carinhosas!
:D
Abreijo

V. disse...

Águas passadas não movem moinhos, por isso, Sininho, toca devagarinho a tua vida agora que és feliz e quando olhares para trás, lembra-te o quão és feliz agora... Tristezas não pagam dívidas e o importante está no presente! O passado já foi!!!
Beijinho para ti...

Cláudia disse...

Voltei como prometi...
Tens que viver a tua vida. Estou aqui para te dar força.
bjs grandes

Capitão-Mor disse...

Isto é que foi um longo interregno...Mas vejo que regressaste em grande forma! :)

vinte e dois disse...

Fiquei um bocado chocado.. não consigo entender como há pais assim!

Paula disse...

Eu sou muito má a comentar este tipo de situação! Felizmnte, eu não sei o que é viver assim... Sempre tive muito amor e muito carinho dos mus pais!

Um beijo grande e muita força!

Anônimo disse...

Na encruzilhada que é a tua vida, escolhe o melhor caminho e segue-o, não olhes para traz, nem pessas opinião, simplesmente comunica e pronto.
Noutro dia (meses)a minha folha de 3 anos partiu uma mesa de vidro num café, ficou assustada e com medo... sabes o que fiz? dei-lhe colo e muitos beijinhos... ainda hoje quando passamos perto desse café Ela lembra e diz: "Papá, eu parti a mesa e tu deste-me carinho, obrigado" os pais tem o dever de proteger e dar carinho aos seus filhos.
Agostinho

APC disse...

E uma mãe ou um pai que, existindo, não se teve, falta-nos um pouco para sempre. Muito e duramente, com mil reflexos na vida. Todavia, é fazer como as outras características menos desejáveis que nos acompanham: sou pobre?, não pude estudar?, tenho uma doença?, uma deficiência?, tive um desgosto de amor?, sofri um luto?, não sou bonito?... é fazer do que já foi o que era dantes; e do que sempre foi, uma parte de nós que faça sentido no meio de todas as outras nossas características valiosas que a ofuscam, a vencem ou a embelezam. Tu és a única que não te pode falhar!... Por ti e por quem gosta realmente de ti.
Um abraço amigo.

Yashmeen disse...

Eu também não tive mãe e sei o que isso dói. A minha respondia sempre a tudo com ausência e indiferença.
Contudo, as pessoas têm maneiras diferentes de lidar com as coisas. Cabe-te a ti encontrar a tua, a forma mais saudável de lidares com essa tua mágoa.

Abraço e força

Hannah disse...

Não imaginas o quanto triste fiquei ao ler este teu desabafo...tão real e sentido... custa-me pensar que existam mães capazes de manter esse distanciamento de um filho, um filho que esteve no seu interior durante 9 meses...para mim os laços entre uma mãe e um filho são mais fortes do que os laços gerados pelo pai,talvez pense isso pelo facto da minha mãe (apesar das nossas diferenças) ser a minha melhor amiga...

Mas é bom saber que tiveste o apoio do teu pai, ao menos isso... e acredito que as crianças preferem passar uns dias com fome do que com falta de afecto/carinho, porque havendo carinho existe compreensão pela ausência da comida...mais tarde, essa criança que se transformou num adulto irá dizer:"Passei fome, mas tive sempre os meus pais do meu lado, a fazerem tudo por tudo, para superarem as dificuldades financeiras e transformarem a nossa familia numa familia unida"...