quinta-feira, setembro 21, 2006

VER, PENSAR E AGIR - Opinião

Desafiada para falar sobre alterações climáticas, pelo grande homem que é o Sá Morais, surge-me na minha mente um turbilhão de pensamentos, e uma vontade enorme de maltratar todos os que não respeitam o nosso planeta, e de começar aqui a dizer mal dos sucessivos governos em Portugal que pouco ou nada têm feito. Mas nada disso, vou tentar escrever alguma coisa que possa interessar a quem lê. Números de CO2:- 80% do aquecimento global actual é devido a este gás.- 97% do gás carbónico emitido é proveniente das nações industrializadas através da queima de combustíveis fósseis para produção de energia.- 80% de toda a energia produzida é consumida por 25% da população mundial que vive nas nações industrializadas. O principal factor pelo qual os países em desenvolvimento esperam que as nações desenvolvidas sejam as primeiras a promoverem cortes na emissão de CO2. Existe neste momento mais 30% de CO2 na atmosfera terrestre do que na época da revolução industrial.




O urso polar é um dos muitos animais ameaçado por estas alterações, períodos mais curtos de gelo vão implicar épocas de caça mais curtas o que fará com que eles fiquem mais magros, já existem estudos que neste momento mostram que eles tem menos peso corporal.

(Fotografia: Biblioteca Fotográfica da NOAA )




Os animais e as plantas devem encontrar novos locais para viver?

Há espécies que vão desaparecer na totalidade, as espécies que já habitam latitudes ou altitudes elevadas são particularmente vulneráveis, uma vez que os seus habitats poderão irremediavelmente desaparecer: espécies que já vivem no topo das montanhas não poderão migrar para altitudes superiores e então para onde irão?
Nem é preciso responder, infelizmente todos sabemos a resposta.

Já existem algumas espécies de aves e borboletas que expandiram os seus habitats, um estudo do crescimento de várias espécies de plantas na Primavera mostra que o florescimento tem sido antecipado 2-5 dias por década nos últimos 50 anos, a migração das aves na Primavera e a respectiva postura de ovos têm sido também antecipadas 2-5 dias por década, espécies que estão especificamente adaptadas a um determinado clima têm-se movido, em média e por cada década, 6 km na direcção dos pólos ou aumentado a sua altitude em 6 metros.
Para onde mais poderão mudar?
O aquecimento rápido e as alterações súbitas não dão tempo suficiente para que as espécies se adaptem de forma lenta e gradual.

Os animais e as plantas deverão encontrar um novo local para viver? Onde?
Não sei a resposta, mas gostaria de só por um dia ter poder, para que tudo isto fosse invertido, e para que o nosso planeta não estivesse tão perto do fim.

2 comentários:

Anônimo disse...

... o Homem não se respeita a si mesmo ... como poderá alguma vez respeitar o seu semelhante e o habitat em que vive?...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

Anônimo disse...

Obrigado por teres respondido com tanto fervor ao meu desafio e obrigado pelas tuas palavras. Vou publicar este teu post no Ideias. Obrigado por seres tão pronta na defesa destas causas.

Bom fim de semana, amiga!