quinta-feira, maio 11, 2006

Uma história........

Uma pequena casa, com um jardim à volta, cheio de flores.
Aí mora o pequeno Rui. Ele é um menino muito bem educado, sossegado, tem muito boas notas na escola, e gosta de brincar como todos nós.
Um certo dia o Rui viu matar um passarinho, chorou, e pensou para ele:
- Que maus que eles são, mataram o passarinho!!!!
E gritou bem alto:
- Que mal é que ele vos fêz?
Mas já ninguém ouviu... simplesmente uma abelha foi ter com ele e poisou-lhe na mão. O nosso pequenino, estremeceu todo, mas pensou lá com ele:
- Se eu lhe não fizer mal, ela não me pica, mas se eu tentar enxutá-la ela pica-me.
Virando-se para a abelha, disse-lhe:
- Não me picas, pois não?
E a abelhinha, para confirmar que não lhe fazia mal subiu-lhe para a testa. Rui riu-se e a abelhinha foi-se embora, e o nosso menino encaminhou-se para casa a pensar na abelha e em todos os animais.
No outro dia de manhã, abre a janela e o sol entra no seu quarto. Estava um dia lindo, as flores do seu jardim pareciam mais bonitas, as pessoas que ele via na rua mais alegres.
Porque será que o Rui, veria as pessoas mais alegres e as flores mais bonitas?
Porque ele decidiu proteger todos os animais abandonados, que fosse encontrando.
Assim começou o seu dia, saiu e começou por apanhar uma linda joaninha que estava no chão, mais à frente viu um cão cheio de fome e levou-o consigo, logo de seguida um pintassilgo estava no chão, e Rui pensou para consigo:
- Bem, por hoje já chega. E vamos vêr o que o meu pai me vai dizer. Espero que ele não me diga que eu fiz mal.
Chegou a casa, tratou da joaninha e arranjou-lhe um sitio para ela descansar, deu comida ao cão e deu-lhe banho, e também tratou do pintassilgo e arranjou-lhe uma gaiola.
Muito atrapalhado, mas confiante, foi ter com o pai, contou-lhe tudo, a sua decisão e o que tinha feito. O pai deu-lhe um conselho:
- Terás de colocar a joaninha em liberdade, senão ela morrerá, em relação à tua decisão, concordo e ajudo-te, mas vamos tentar arranjar quem os adopte, e podemos ficar com alguns.
Rui respondeu:
- Obrigado pai. Amanhã continuarei, eles não tem culpa do que as pessoas más lhes fazem.
E o Rui lá foi cuidar dos seus animais......
Que isto sirva de lição, não abandonem os animais, não lhes façam mal, não os "usem" só enquanto são pequeninos, só porque tem muita piada, eles tem sentimentos, sofrem e muito, porque se existe ser vivo dedicado e exclusivo para com os a sua familia, são eles os animais, dão sem esperar em troca, e estão sempre ali para o que der e vier, enxugam as lágrimas, não saem de perto quando se está doente.............. Eu utilizei a palavra familia e não dono, porque a palavra dono eu não gosto.........

Nenhum comentário: