domingo, julho 09, 2006

Para pensar.... e alguma legislação



"A pergunta não é "Podem eles pensar?" nem "Podem eles falar?", mas antes "Podem eles sofrer?"
Jeremy Bentham


"Os animais são meus amigos... e eu não como os meus amigos". Gorge Bernard Shaw


"O homem é verdadeiramente o rei dos animais, pois a sua brutalidade os excede. Nós vivemos devido à morte dos outros. Somos cemitérios! Desde tenra idade eu abdiquei do uso da carne, e tempos virão em que os homens irão encarar a matança dos animais como agora encaram a matança de seres humanos." Leonardo da Vinci

"As despesas militares anuais representam entre 800 mil milhões e 920 mil milhões de dólares, enquanto a ONU avalia em apenas 40 mil milhões de dólares por ano o custo da realização e da manutenção de um acesso universal à educação base, a uma alimentação adequada, a água potável e a infra-estruturas sanitárias, assim como a assistência às mulheres. Isto representa menos de quatro por cento da riqueza acumulada pelas 225 maiores fortunas." - Jérôme Bindé, director do Gabinete de Análise e dePrevisão da UNESCO".

____________________________________________
Visitem este site http://strasbourgcurieux.free.fr/fourrure/fourrure%20de%20luxe.htm e vejam quantos animais são sacrificados para fazer casacos, não tem imagens horrendas, mas eu consegui perceber quantos animais são sacrificados para andar com eles às costas, bestas autênticas.
_____________________________________________
No início da civilização o homem vestia peles por mera necessidade. Matava animais para comer e aproveitava as suas peles para a confecção de vestuário como forma de protecção do frio.Este é um hábito ainda mantido em comunidades de regiões frias que não dispõem de alternativas.

No entanto, analisando a actualidade, o problema ético que se coloca ao homem prende-se com o facto de encontrarmos em centros urbanos, supostamente mais evoluídos, como Paris, Milão, Londres, São Paulo, Lisboa, entre outros, a apresentação de uma indústria de confecção de pele verdadeira, para vestuário, que ultrapassa em muito o conceito de necessidade. (retirado http://www.accaoanimal.com/site/content/view/105/148/)

LEGISLAÇÃO:

Decreto-Lei nº 92/95, de 12 de SetembroProtecção aos animais(Diário da República I Série - A, nº 211/95, pgs 5722 a 5723)

Decreto nº 13/93, de 13 de AbrilAprova, para ratificação, a Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia(Diário da República I Série - A, nº 86/93, pgs 1820 a 1829)em português: 1825 a 1829

Decreto-Lei nº 317/85, de 2 de AgostoEstabelece normas a que deve submeter-se a profilaxia médica da raiva e as medidas de política sanitária, conjunto este integradono Programa Nacional de Luta e de Vigilância Epidemiológica da Raiva animal. Revoga toda a legislação existente contrária às disposições deste diploma.(Diário da República I Série, nº 176/85, pgs 2323 a 2343)
(esta legislação foi retirada do site "Associação Agir Pelos Animais" de Coimbra http://agir.sytes.net/)

Mais LEGISLAÇÃO:

Animais Protecção

Lei n.º 92/95de 12 de SetembroLei n.º 92/95 de 12 de Setembro (redacção da Lei 19/2002 de 21.07)

2 comentários:

Paula disse...

Oi! Não sei nada do Miguel...mas, de certeza que esta ausencia de notícias se deve a isso!! Esperemos que tenha corrido tudo bem! Bj

Unknown disse...

Obrigada Paula. Bj