domingo, julho 16, 2006

Só verdades... e vantagens


A influência da companhia dos animais na saúde humana

Um dos efeitos melhor conhecidos refere-se à diminuição dos valores de tensão arterial, registados em pessoas sujeitas a "stress" moderado e na presença de cães amigáveis. É igualmente conhecido o efeito relaxante resultante da observação de peixes expostos em aquários adequados. De facto, podemos observá-los em salas de espera de alguns consultórios, com realce para os de odontologia.
O efeito ansiolítico produzido por estes animais deu oportunidade à realização de variados trabalhos. Assim, comparou-se a quantidade de exercício praticada por responsáveis por cães e outros indivíduos, do mesmo escalão etário mas sem animais, concluindo-se que, relativamente aos primeiros, existia um nítido benefício físico e psicológico. Do mesmo modo e em circunstâncias semelhantes foi igualmente registado um decréscimo de comportamentos anti-sociais em grupos de jovens com perturbações emocionais.
Estes e outros estudos demonstram claramente a relação positiva entre a presença de um animal de companhia e o comportamento e estado geral tanto de indivíduos saudáveis como dos mentalmente perturbados.
Verificou-se que as crianças educadas no seio de uma família que tenha optado ser responsável por animais de companhia, apresentavam uma melhor comunicação não-verbal, maior popularidade e competência social assim como níveis mais elevados de auto-estima.
Pensa-se que é possível reduzir os níveis de criminalidade e de comportamentos anti-sociais em jovens através da convivência com animais.

(retirado de http://www.anthrozoo.org/anthrozoo4.html)

3 comentários:

Yashmeen disse...

É mesmo verdade que os animais só têm vantagens, excepto para quem sofre de problemas de saúde específicos.

Anônimo disse...

Sempre pensei assim. Não tenho duvidas que o convivio com animais é positivo e salutar.
Como diz a Yashmeen, o pior são aquelas pessoas que têm alergias, por exemplo, e não podem ter animais, apesar de, muitas delas, até gostarem de os ter se pudessem.

Fica bem :)

APC disse...

Cara Sininho,
Acabo de receber, por mail, um videozinho lindo, e lembrei-me de ti (perceberás porquê, quando também o vires).
Vim ao teu blog para apanhar o teu endereço de email, mas não o tens à vista; por isso, se quiseres, diz algo para o meu blog - que eu não publico, fica-se pela minha caixa de correio, e por ela to envio, ok?
Se é que ainda não conheces, estou certa de que irás gostar! :-)
Beijokas.