quinta-feira, junho 01, 2006

Realidade

"Para quem já tem mais de 25 anos...faz pensar que até tivemos sorte.... Olhando para trás, é difícil acreditar que estejamos vivos. Nós viajávamos em carros sem cintos de segurança ou airbag. Não tivemos nenhuma tampa à prova de crianças em frascos de remédios, portas, ou armários e andávamos de bicicleta sem capacete, sem contar que pedíamos boleia. Bebíamos água directamente da mangueira e não da garrafa. Gastámos horas a construir os nossos carrinhos de rolamentos para descer ladeira abaixo e só então descobríamos que nos tínhamos esquecido dos travões. Depois de colidir com algumas árvores, aprendemos a resolver o problema. Saíamos de casa de manhã, brincávamos o dia inteiro, e só voltávamos quando se acendiam as luzes da rua. Ninguém nos podia localizar. Não havia telemóveis. Nós partimos ossos e dentes, e não havia nenhuma lei para punir os culpados. Eram acidentes. Ninguém para culpar, só a nós próprios. Tivemos brigas, esmurrámo-nos uns aos outros e aprendemos a superar isto. Comemos doces e bebemos refrigerantes mas não éramos gordos. Estávamos sempre ao ar livre, a correr e a brincar. Compartilhamos garrafas de refrigerante e ninguém morreu por causa disso. Não tivemos Playstations, Nintendos e toda a parafernália de jogos de vídeo, nem 99 canais de TV Cabo, som surround, telemóveis, computadores ou Internet. Nós tivemos amigos! Saíamos e íamos ter com eles. Íamos de bicicleta ou a pé até casa deles e batíamos à porta. Imaginem tal coisa... sem pedir autorização aos pais nem a ninguém, por nós mesmos! Lá fora, no mundo cruel! Sem nenhum responsável! Como conseguimos fazer isto? Fizemos jogos com bastões e bolas de ténis e comemos minhocas e, embora nos tenham dito que aconteceria, nunca nos caíram os olhos ou as minhocas ficaram vivas na nossa barriga para sempre. Nos jogos da escola, nem toda a gente fazia parte da equipa. Os que não fizeram, tiveram que aprender a lidar com a decepção... sem psicólogos! Alguns estudantes não eram tão inteligentes quanto os outros. Eles repetiam o ano! Não inventavam testes extra. Éramos responsáveis pelas nossas acções e arcávamos com as consequências. Não havia ninguém que pudesse resolver isso. A ideia de um pai a proteger-nos, se desrespeitássemos alguma lei, era inadmissível! Os pais protegiam as leis! Imaginem! A nossa geração produziu alguns dos melhores compradores de risco, criadores de soluções e inventores. Os últimos 50 anos foram uma explosão de inovações e novas ideias. Tivemos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade, e aprendemos a lidar com isso. Tu és um deles. Parabéns! Passem isto para outros que tiveram a sorte de crescer como crianças!!!!


Tão real este texto, foi recebido por mail à uns largos tempos, guardei o e hoje achei interessante colocá lo aqui, pk eu tenho pena dos professores, educadores e todos os k lidam com crianças, k n tem a ver com a criança k fui. Diram: tudo muda, claro, mas n tem k ser necessáriamente para pior.

7 comentários:

Unknown disse...

Este texto está absolutamente fantástico... Não sei quem foi o/a autor/a, mas obrigada a ti por o teres feito chegar até aqui:)
Concordo integralmente...

Yashmeen disse...

É curioso, temos uma diferença de idade de 16 anos mas parece que as vivências foram muito comuns... estive a ver o teu perfil e os nossos gostos musicais são mesmo muito idênticos.

Unknown disse...

Ainda bem yashmeen, k bom, adorei o teu blog, parabéns

Gina disse...

Amiga!

Passámos por tudo isso sim tu e eu, só não comi as minhocas, ke nojo brrrrrr.
Os dias hoje, preocupam.nos por existem outras solicitações para além de simples esmurradelas de joelhos, ou diarreias pelas minhocas.
Fomos felizes á nossa maneira, mas eles crianças de hoje, encontraram de certeza a sua propria forma de o serem.
Vivam as crianças de ontem e de hoje.
De certeza ke amanha a minha filha irá lembrar sd amizades ke fez na escola da mesma forma ke eu lembro a nossa

Unknown disse...

Gina claro k sim, os perigos hoje são outros, as necessidades são outras, tudo é diferente, este post é saudosista e conta a nossa realidade.... das minhocas tb n comi, mas bicho na fruta na aldeia foi às carradas, eu keria lá saber, keria era comer fruta da árvore k na sé velha n havia. E a katy é a menina mais bonita k conheço e tu educaste a de uma forma tao bonita, e tens com ela um relacionamento tao saudável k só te posso dizer se tivesse sido mãe keria ser como tu.

Gina disse...

Poxa agora a kem tremeu agora as lágrimas foi a mim.
Esta troka de galhardetes tá demais, hiper.super... ehehehe.
TENHO A CERTEZA TB. KE SE TIVESSES SIDO MÃE irias ser mais ou menos...um cadito menos :-))) ke Gina só há uma, :-), uma mãe extremamente amiga, afinal somos amigas e temos tudo em comum, e não te eskeças ke a doidona eras tu!... não eu.
Óooooooooo RUIiiiiiiiiiiiiiiiiiii, então rapaz, keremos tirar uma dúvidaaaaaa ehehe ke tás á espera heimmmmmmm?
Adoro-te miuda.

Unknown disse...

O Rui só se riu, parece ser mesmo dificil.... kerias agora um bébé, nunca se sabe.