domingo, junho 04, 2006

S. Martinho do Porto




Esta é a praia da minha infância, adolescência e juventude, durante 20 anos passei lá as minhas férias, inicialmente eram 3 meses (a minha mãe era empregada de uma familia k passava lá férias, os Paiva Boléo, e por isso tive esse privilégio), mais tarde eram os meus pais k alugavam lá casa, e comecei a passar sempre o mês de Agosto.

(Foto de Rita Vidal)
´
O último ano foi em 1985, meu pai morreu em 1986 e nós nunca mais lá voltámos a passar férias. Regresso todos os anos a 28 de Agosto, dia de anos da minha mãe, passamos lá o dia e visitamos os locais de sempre, o tunel, onde o meu pai pescava na praia de St. António, o cais, passeamos na marginal, Rua dos cafés, e comtemplamos a praia, e essencialmente revivemos um local k muito nós as duas gostamos....

Do lado esquerdo da fotografia, a seguir ao toldo amarelo está uma varanda, foi aí k vivi com a família Paiva Boléo, nunca me senti a filha da empregada, fui sempre tratada como kualker pessoa lá de casa, um bem haja para todos.
O meu pai adorava pescar, então para ele, este era o local, ou melhor o único local onde ele foi verdadeiramente feliz, pescava todos os dias, e sorria, aki sim ele sorria, era um homem realizado, sentia se bem, adorava passear por S. Martinho, n era amante de praia, mas passeava muito e divertia se muito.
Boas recordações guardo deste lugar, kuando lá volto, sinto o meu pai mais perto, sinto k é lá k ele está, a sua presença é mais intensa.... Se um dia, se um dia.... gostava de ter lá uma casa, se um dia....
E vou deixar me de lamechices, para acabar, e já sabem o k vou dizer, vou lá com o Rui......

2 comentários:

Gina disse...

Amiga esta não dá para brincar, mas sim para te dizer ke tb. eu recordo o teu pai kom muita saudade, e ke tenho a certeza ke onde ele estiver, te abençoa pela mulher em ke tornas-te e pela kual sempre lutou.
O pai foi um grande homem.Porke o sentia tb. km meu, era km gostava ke o meu tivesse sido, amigo e companheiro.
Beijinhos nina

Unknown disse...

Agora fizeste me chorar, caraças, o meu pai tb gostava de ti muito, n tenho mais palavras, obrigada do fundo do coração pelas tuas. Amo te